Arte e Cultura no Egito – Conhecendo o Museu Egípcio do Cairo
Conhecendo o Museu Egípcio do Cairo, com certeza representa para muitos visitantes do Cairo um grande prazer. Localizado na praça de Tahrir o Museu Egípcio do Cairo é um dos importantes atrativos da cidade do cairo.. cham-se também em inglês O Egyptian Museum, ou Museu Egípcio do Cairo foi criado por Aguste Mariette, um dos maiores egiptólogos franceses. O espaço foi inaugurado em 1863 e é considerado o primeiro museu nacional do Egito.
Nas próximas semanas, vamos conhecer algumas das 120.000 peças do acervo do Egyptian Museum. Hoje você vai ver as seguintes áreas do museu:
- Salão das Múmias Reais
- Tesouro de Tutancâmon
- Peças do Império Antigo
Galeria do Tesouro de Tutancâmon
Sem dúvidas, o orgulho do Egyptian Museum são os mais de 1.700 objetos do tesouro de Tutancâmon. As peças foram resgatadas do túmulo do rei-menino e estão expostas no segundo andar do museu (alas leste e norte). Entre as peças está a famosa máscara mortuária de ouro em tamanho natural, além de estátuas, jogos e objetos de caça. Uma grande vitrine guarda os shabits de do tesouro Tutancâmon. Os shabits são estatuetas funerárias que eram enterradas junto com os faraós para ajudá-los depois da morte.
O trono exposto com o tesouro Tutancâmon também é espetacular: cabeças de leão foram esculpidas nas laterais do objeto feito de ouro e ébano. Também é possível conferir os detalhes de um leque finamente trabalhado e diversas outras peças.
Salão das Múmias Reais
Um dos espaços mais interessantes do Egyptian Museum é o Salão das Múmias Reais. Ele fica no segundo andar do museu e é necessário pagar uma entrada extra para visita-lo. Apesar de estarem mortos há mais de 3.000 anos, os corpos dos faraós Tutmés II, Seti I e Ramsés II estão em perfeito estado de conservação, graças ao trabalho cuidadoso de mumificação feito nos reis do Antigo Egito.
Além das múmias reais, é possível ver de perto múmias de animais reverenciados pelo Antigo Egito, como o babuíno, o crocodilo e o gato.
O Salão das Múmias Reais é uma área importante para os visitantes fascinados com a relação do Antigo Egito com a vida após a morte.
Império Antigo
Na sala dedicada ao Império Antigo no Egyptian Museum, você vai poder se maravilhar com as estátuas monumentais expostas. O destaque é a representação em tamanho natural do Príncipe Rahotep e sua esposa Nofret. As estátuas foram feitas em pedra calcária por volta de 2620 a.C. e até hoje são obras impressionantes. Também é possível ver a estátua dos reis Djoser e Quéfren e obras de arte que introduzem o que vai ser visto na arte do Egito Antigo nos anos seguintes.
Outra atração do espaço do Império Antigo é a mobília do quarto de Heteferes, mãe de Quéops, que conta com cama, poltrona e até uma caixa de joias.
Nas próximas semanas, vamos conversar sobre outras áreas do Museu Egípcio do Cairo. O que você gostaria de saber sobre o Egito? Conta pra gente aqui!