Conheça Dahshur necrópole em Mênfis
Alguns quilômetros ao sul de Sakkara está Dashur necrópole em Mênfis, onde Senefru, o pai de Quéops (século XXVII aC), comandou a construção da primeira pirâmide perfeita na área.
Durante a construção da pirâmide, os arquitetos notaram que a pirâmide estava sendo erguida com um grande ângulo (54) por causa do aparecimento de uma fenda e caiu no ângulo 43. Assim, surgiu a chamada pirâmide curvada.
Ao lado da pirâmide curvada, Senefru ordenou a construção da primeira pirâmide da verdade, conhecida como a pirâmide vermelha, porque estava coberta por um bloco de pedra local avermelhada. Cada lado mede 220 metros e atinge uma altura de 99m. Seu interior é espetacular, embora seja muito difícil chegar ao fim.
Os faraós do Império do Meio, Sesostris II, Amenmehat II e III, também escolheram este lugar para construir suas pirâmides. Estes, no entanto, foram feitos com outra técnica, com adobe e coberta com pedra. Mas com o tempo a pedra foi sendo quebrada, deixando as pirâmides como montes de terra. Ao seu redor, dentro dos túmulos das princesas, foram descobertas muitas joias que agora estão expostas no Museu Metropolitano e no Museu Egípcio.