[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]
Cleópatras do Egito
Você sabia que além da famosa governante, houve outras Cleópatras no Egito? O nome significa ‘amada pelo pai’ e ficou famoso por causa de Cleópatra VII – a última faraó do Egito, mas antes dela o Egito conheceu outras seis mulheres com histórias bem diferentes. Que tal conhecer um pouco de cada uma delas?
Cleópatra I
Nascida em 204 A.C, a primeira Cleópatra era uma princesa do Império Selêucida e filha de Antíoco III. Ela se tornou rainha do Egito em 193 A.C, pelo casamento com Ptolomeu V.
Seu casamento foi feito para selar a Paz de Lysimacheia, terminando uma série de guerras e conflitos fronteiriços entre a Síria e o Egito. Cleópatra I trouxe como a Coele-Síria, uma terra que o Egito há muito tempo procurava recuperar. O acordo do casamento também garantiu a neutralidade do Egito nas contínuas lutas entre Síria e Roma.
Com a morte de Ptolomeu V, Cleópatra tornou-se governante do Egito até a maioridade de seu filho.
Cleópatra II
Mãe e filha, elas viveram uma conturbada e emocionante história de amor e conquistas. Cleópatra II foi casada com Ptolomeu VI e depois com seu irmão, Ptolomeu VIII. Ela governou 175 e 116 A.C e teve quatro filhos: Ptolomeu Eupator. Cleópatra III, Ptelemeu VII, e Cleópatra Thea.
Quando sua filha Cleópatra III casou-se com Ptolomeu VIII ela liderou uma guerra civil para expulsá-los do país. A rainha Cleópatra II era querida pelo povo e tinha forte apoio político e conseguiu exiliar o casal em Chipre.
Anos depois ela fugiu para a Síria com os filhos até se reconciliar com o irmão e a filha, voltar ao Egito e governar até o fim da sua vida.
Cleópatra III
Filha de Cleópatra II, ela também era chamada de Cleopatra Euergetis ou Cleopatra Philometor Soteira. Seu reinado se divide em dois momentos: compartilhado com a mãe e o marido e, posteriormente, ao lado dos filhos.
Filha do rei Ptolomeu VI e de Cleópatra II, ela nasceu por volta de 155 AC e casou-se com seu tio e padrasto Ptolomeu VIII, com quem teve cinco filhos: Ptolomeu IX Filometo Soter II, Ptolomeu X Alexandre I, Cleópatra Selene, Cleópatra IV e Cleópatra Tryphaena.
Cleópatra IV
Cleópatra IV tinha um reinado conjunto com Ptolomeu IX Lathyros. Cleópatra III a forçou a se divorciar para casar novamente e se tornar princesa consorte da Síria.
Cleópatra V
Também conhecida como Cleópatra V Trifena, era uma a mãe de Cleópatra VII. Ela foi proclamada rainha e tinha Roma como aliada, mas faleceu jovem e foi sucedida no trono por seus familiares.
Cleópatra VI
Filha de Cleópatra V e Ptolomeu XII, Cleópatra VI era uma irmã mais velha da famosa Cleópatra VII. Sua história se confunde com a de sua mãe e até hoje é difícil apontar quem é uma e quem é outra nas escrituras.
Cleópatra VII
A mais famosa rainha do Egito e uma das mulheres mais importantes do país tem uma história de vida muito interessante, mas a cultura ocidental a conhece apenas por algumas de suas conquistas.
Cleópatra era uma mulher inteligente e com excelentes habilidades diplomáticas. Ela governou o Egito por muitos anos e teve uma papel importante no desenvolvimento do país.
Se você quer conhecer ainda mais as mulheres incríveis que marcaram a história do Egito, confira os outros posts da nossa série:
- Quem foi Hatshepsut?
- Quem foi Tiye?
- Quem Foi Nefertiti?
- Quem Foi Nefertari?
- Quem Foi Cleópatra VII?
- Mulheres Faraós
E para ver as maravilhas do Egito de pertinho, basta entrar em contato conosco.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]