Cheia do Nilo
A cheia do Nilo no Antigo Egito é um marco importante na criação do calendário egípcio antigo. A ascensão da estrela Sirius em direção ao Oriente era um dos sinais da cheia do Nilo, a saber, em torno de 15 de agosto do calendário moderno, e a cheia demarcava o início do novo ano egípcio antigo.
O antigo ano egípcio é dividido em três estações: inundação ou cheia, plantio e colheita, cada uma com quatro meses. Devido à importância da inundação do Nilo, os antigos egípcios criaram medidores do Nilo, ou Nilômetros, para medir os níveis de água ao longo de centros importantes, próximos aos Templos, sobretudo em Aswan.
Segundo a Mitologia Antiga, uma das versões para a cheia do Nilo seriam as lágrimas de Ísis, que estava de luto pela morte de seu amado marido Osíris, enquanto tentava reunir as partes de seu corpo que foram despedaçadas em uma trama criada seu malvado irmão Seth.
Esta data também comemorou o casamento dos antigos deuses egípcios: Amoun (divindade criadora, muitas vezes afiliada ao sol) e Mut (deusa mãe), pais de seu filho Khonso (deus da lua).
Nesta ocasião, os egípcios enviariam bonecos de madeira de Amoun, Mut e Khonso, assim como do atual faraó para a época, e os deixariam navegar até Karnak contra a corrente para alcançar a nascente do Nilo (a origem da cheia) em um gesto de gratidão, respeito e esperança pelo sustento da prosperidade. ‘
Atualmente, como fizeram seus grandes antepassados, os egípcios da região Núbia, ainda comemoram o dia da enchente do Nilo, preparando barcos desenhados em estilo faraônico, navegando nas águas do rio com flores, cânticos e danças alegres, trajes coloridos, agradecendo seu grande rio por sua lealdade e prometendo o mesmo em grande amor, afinal desde épocas remotas o Egito é considerado ” a dádiva do Nilo”.
Vamos Viajar Pelo Nilo?
E você? já se imaginou navegando pela Rota do Rio Nilo em um belo Cruzeiro no Nilo com a paisagem do deserto ao fundo e as margens irrigadas, repletas de papiros, tamareiras e vegetações típicas, paradas e visitas ao longo dos Templos e Monumentos das principais cidades da rota? Nós criamos essas e outras possibilidades para você Descobrir o Egito com a gente da Descobrir Egipto.
Fonte: Turismo Egípcio