Centro do Cairo o que conhecer
Se você estiver planejando uma viagem ao incrível Egito, saiba que sua capital, Cairo, está repleta de atrações. Confira o que você deve considerar incluir no seu roteiro pelo centro do Cairo.
Praça Tahrir e redondezas
Praça Tahrir (Praça da Libertação) é a praça principal do Cairo. Foi Nasser (presidente do Egito de 1956 a 1970) quem lhe deu esse nome.
Aqui estão as sedes das principais empresas, vários hotéis, agências de viagens etc. Mas o edifício mais importante é o Museu Egípcio. O Museu Egípcio tem mais de 120.000 peças, distribuídas por dois andares.
Saindo do museu, à direita, depois de passar pelo Nilo Hilton, você pode ver a construção de uma Liga Árabe, bege e um relógio no topo. Adiante, veremos a ponte Kasr el-Nil, erguida pelo rei Ismail em 1879 para conectar a ilha de Gazira ao Cairo. A ponte tem de cada lado um par de estátuas na forma de leões. Ao lado da ponte, o Corniche al-Nil (margem do Nilo) é um dos lugares favoritos para as cairotas se refrescarem quando o sol se põe no verão.
Ruas Famosas
Da Praça Tahrir, continuamos pela Rua Ramses, uma das principais ruas do Cairo, com seus belos edifícios do início do século XX. Chegamos à praça Ramses, batizada em homenagem à estátua de Ramsés II, descoberta em Memphis e transferida para cá em 1955. A estátua de Ramses e a mesquita el-Fath, constituem as mais importantes peças da praça.
As ruas Kasr el-Nil e Tal’at Harb, onde fica o Felfela, um restaurante altamente recomendado de comida típica egípcia, e o Groppi, uma pastelaria e salão de chá no estilo francês. Juntamente com estas duas, as ruas Adly, Sarwat, Sharif e Avenida 26 de Julio, formam o centro do Cairo (centro da cidade), onde estão concentradas muitas empresas, restaurantes, cinemas etc.
Também em Midan al-Tahrir nasce a rua al-Tahrir, no final da qual estão localizados dois edifícios importantes: a prefeitura e o palácio real de Abdeen.
Continuamos pela Rua Tal’at Harb, que leva a duas importantes praças do centro. Uma é a Praça da Ópera, onde houve a primeira casa de ópera no Egito, construída em 1869 para inaugurar o Canal de Suez e que pegou fogo em 1971.
A outra é a praça Al-Ataba, próxima à anterior e muito movimentada pelo terminal de bonde que existe aqui desde 1896. Nos arredores, existem bons modelos da arquitetura do século XX, como o Teatro Nacional e o Museu da Mail.
Midian al-Ataba é uma praça comercial muito importante, pois nascem várias ruas que concentram um tipo específico de comércio, por exemplo, na rua Abd al-Aziz, eletrodomésticos.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o centro do Cairo? Lembre-se de ir ao Egito com quem é especialista no destino. Não deixe de conferir o nosso post sobre o Centro Islâmico.
Entre em contato agora mesmo para começarmos a planejar a sua viagem para este incrível destino.
Para conhecer mais lugares para visitar no Cairo, consulte-nos a respeito!