Calendário Egípcio Antigo
Se acredita que o dia 11/09/2019 marca o ano egípcio 6261, o início do primeiro calendário egípcio antigo. O calendário egípcio é um dos primeiros calendários conhecidos pela humanidade. Trata-se de um calendário solar desenvolvido pelos antigos egípcios para dividir o ano em 12 meses. Com base no ciclo do sol os antigos egípcios descobriram o ano solar e o dividiram por estações, meses, dias e horas.
Calendário Copta Cristão
O calendário copta, ou o “Calendário dos Mártires”, baseia-se principalmente no antigo calendário egípcio. É chamado de calendário solar. É um sistema aritmético estabelecido pelos antigos egípcios para a divisão do ano. O ano que eles criaram consiste em 12 meses. o calendário copta se iniciou com o a subida do imperador Diocleciano ao trono de Roma, isso porque no reinado deste imperador os Egípcio cristão sofrearam perseguições, torturas e atrocidades e caiu um grande número de vítimas chamados mártires por isso, a era foi conhecida como Era dos Mártires.
Influência na Agricultura
O início do antigo calendário egípcio se baseou na inundação do Nilo para determinar o início do ano. Ele também é o calendário atual que regula a agricultura no Egito nos tempos modernos.
O calendário foi calculado com base no ciclo solar e é um dos primeiros calendários conhecidos pela humanidade e o mais preciso em termos de condições climáticas e agricultura durante o ano.
É com base nele que os fazendeiros egípcios determinam as estações da agricultura e colheita, essa prática acontece por milhares de anos.
Curiosidades
O calendário egípcio antigo contribuiu para o desenvolvimento de diferentes calendários das civilizações antigas, fossem elas solares ou lunares.
Os pesquisadores acreditam que o calendário egípcio foi fundado pelos antigos egípcios e os cálculos são realizados de acordo com a rotação do sol, dividindo o ano em treze meses.
Segundo o pesquisador egípcio Joseph Mamdouh Tawfik, o antigo calendário egípcio é altamente preciso e foi um milagre de seu tempo. No entanto, não está exatamente de acordo com o atual calendário gregoriano usado em todo o mundo.
Calendário Islâmico no Egito
O calendário islâmico é baseado nos meses lunares e são 12 meses. O Calendário islâmico chama-se também calendário da Hijra, ou seja começou no ano da migração feita pelo profeta Mohamad de Mecca a Medina na Arabia e estamos no ano 1441 DH. Por isso o ano islâmico é 11 a 14 dias mais curto do que o ano gregoriano. No Egito se usa, atualmente, o calendário islâmico principalmente para indicar os eventos religiosos como o início do mês do Ramadan, as festas e o período da peregrinação.
Para receber dicas antes da sua primeira visita ao Egito, consulte-nos a respeito.