[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_single_image image=”6500″ img_size=”full”][vc_column_text]
As Braceletes da Tumba de Djer é um exemplo fantástico das Joias no Egito Antigo da Dinastia I (3100-2890 aprox.)
Braceletes da Tumba de Djer
Os túmulos dos reis da dinastia I foram descobertos em Abidos, antigo centro religioso do sul do Egito. As superestruturas não estavam preservadas. Acredita-se que essas tumbas eram de tijolos de adobe de lados lisos e paralelos no estilo mastaba ou “banco”. A tumba, em geral, tem uma câmara funerária central, cercada por uma série de salas usadas para guardar os bens da sepultura.
Descoberta Arqueológica
Durante as escavações conduzidas por Flinders Petrie no início do século XX, foram achados uma série de pequenos objetos, incluindo vários selos de argila, fragmentos de vasos de pedra, paletas de madeira, ossos e marfim e estes quatro pulseiras encontrados na sepultura de Djer, um dos primeiros faraós da dinastia I conhecida como a dinastia Tinita.
Os ornamentos foram encontrados em um braço mumificado em uma rachadura na parede. A presença de partes da múmia ao redor do túmulo não era incomum; tal foi o resultado das ações brutais dos ladrões, que rasgaram os corpos em busca de joias e objetos de valor.
Joias da Tumba
A primeira pulseira é formada por placas alternadas de ouro e turquesa com gravações do deus-falcão Hórus no serekh, representação da fachadas do palácio real. O serekh contém o primeiro e o mais antigo dos cinco títulos do faraó, o de Hórus“, que identifica o rei como encarnação do deus Hórus, herdeiro do trono da Terra representado na forma de um falcão.
As outras três pulseiras são compostas de contas de ouro, turquesa, ametista e lápis-lazúli em várias formas dispostas em figuras fantásticas que chamam a atenção para a parte central dos ornamentos. O uso da turquesa, extraída do Sinai, e do lapis-lázuli , da Ásia Central, evidencia os extensos elos comerciais que existiam naqueles tempos antigos.
Estas belas peças estão expostas na sala 4 do Museu Egípcio do Cairo. Você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!
Para mais informações sobre outros museus no Egito, consulte-nos a respeito.
Conheça mais sobre Outros Museus no Egito.
Para receber dicas sobre a sua primeira visita ao Egito, entre em contato conosco![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]