Assuan (Aswan)
Assuan, também chamada de Assuão ou Aswan é uma cidade considerada o portal meridional do Egito. A cidade tem também uma grande importância estratégica e turística e está a 950 km a sul do Cairo.
Além da importância turística,o local é um grande gerador de energia, devido à Alta Represa de Assuan. Graças a sua tem situação geográfica muito destacada, Assuão desempenha um papel essencial ao longo de todos os períodos da História Egípcia Antiga.
Assuão era o primeiro centro de intercâmbio comercial com África desde milhares de Anos atrás. A palavra atual Assuão é derivada da palavra egípcia antiga ‘Swn’ que significa Mercado devido a seu mérito comercial entre o norte do vale do rio Nilo e o Sul. Também a região era rica nas pedreiras de granito, diorito, quartzo e pedra arenosa que foram usadas em muitos edifícios antigos, templos e pirâmides.
Também na época faraônica Assuão ou Assuan contem as minas de ouro e fica no caminho das Caravanas de comércio com África. Em Assuão, no século XX apareceram as minas mais importantes de ferro e alumínio no território egípcio, sobretudo, no leste de Assuão. A cidade de Assuão é a capital da província, mas outrora, durante a Época Faraônica, a ilha de Elefantina foi a capital. Assuão moderno começou a desenvolver-se após a construção da Barragem Antiga de Assuão em 1902, e de uma maneira mais rápida com a construção da Alta Represa em 1971.
O aeroporto da cidade fica no lado Sudoeste, na margem ocidental, quase a 16 km do centro da cidade. Atualmente Assuão tem vários hotéis de diversas categorias, a maioria deles está localizada na avenida principal da cidade, na margem oriental do rio Nilo, essa avenida tem quase 3 km de comprimento; chamada a Avenida de Alcorinche, e sua expansão é a avenida de Abtal Altahrir.
Nesta zona que representa o centro vivo comercial e turístico da cidade se encontram os restaurantes, lojas turísticas, agências e bancos, e perto dessa zona, existe o impressionante mercado local onde se vendem todos os produtos típicos e tradicionais da região; Hibiscos, Tamarindo, Carobo e vários tipos de tâmaras e especiarias, além das obras de artesanato regional e souvenires de turismo.
O clima durante os meses do inverno – Novembro, Janeiro, e Fevereiro – é muito agradável com temperatura máxima de 25 G. com sol permanente na maior parte dos dias do inverno. Mas nos meses do verão – Junho-Julho-Augusto- tem um clima caloroso e seco, com temperaturas altas que atingem às vezes os 40 C. Durant o restante do ano o clima é bem aceitável. Entre os locais turísticos e atrações mais características na cidade se destacam: O templo de Isis na Ilha de Filé, A Iha de Elefantina com as ruínas dos templos de Satet e templo de Khnum, o Museu de Assuão localizado na ilha de Elefantina, o Obelisco Inacabado e a pedreira de granito, a necrópole dos nobres de Assuão, o Museu da Núbia, o Mausoléu de Agha Khan (que tem sido fechado há anos), a Alta Represa e o Jardim Botânico.
Em Assuão existe um tipo de barca a vela conhecia como Feluca, ou seja, um tipo de jangada típica a vela. É muito impressionante fazer um passeio de Feluca no rio Nilo em Assuão.
Fora da cidade de Assuan, mas ainda dentro da província de Assuão existem vários templos famosos como: o templo de Kom Ombo que está a 45 km a norte da cidade de Assuan, o templo de Edfu que está a 110 km da cidade. E na região de Núbia, localizada no extremo sul de Assuão existe uma série de templos importantes como Kalabsha, EL Der, Wadi El Soubou e Abu Simbel