[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]
Aragoz serão reconhecidos com Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.
Recentemente aconteceu a 13ª sessão do Comitê Intergovernamental para a defesa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. E a proposta do Egito, foi de reconhecer os Aragoz (arte dos tradicionais fantoches egípcios) como um objeto do patrimônio imaterial.
A votação foi aprovada com unanimidade, e os tradicionais fantoches egípcios foram reconhecidos com patrimônio cultural imaterial da UNESCO.
Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO
A lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO surgiu em 2003, com o objetivo de reconhecer, proteger e promover as diferentes práticas culturais existentes nos países membros.
A lista é composta de uma série de tradições orais, idiomas, artes cênicas, práticas sociais e rituais e filosofias, bem como artesanato tradicional. Ele reconhece os instrumentos, artefatos, objetos e espaços que são usados para executar ou praticar essas práticas culturais.
Aragoz
O Aragoz é uma prática artística de longa data que pode ser atribuída a bonecos fúnebres colocados em túmulos faraônicos.
Em 1959, El Shater Hassan de Salah Jahine foi apresentado no Conservatório de Música Árabe pelo Théâtre de marionettes du Caire, Naji Shaker. Esta foi a primeira história egípcia original de Aragoz nos tempos modernos.
A arte era popular entre as elites da burguesia e da alta cultura, mas logo se tornou uma marca registrada das artes performáticas nos carnavais de rua do Egito, devido à sua acessibilidade e popularidade de seus autores.
Atualmente a tradição ainda está muito viva, embora tenha sido rebaixada a ser uma arte nostálgica.
Curiosidade
O épico egípcio El-Sirah El-Hilaliyyah e a dança tradicional do Alto-Egípcio, Tahteeb, também estão incluídos na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]