Serpente
A serpente é um dos animais que mais possui variados significados e simbologias em diversas culturas. As serpentes no Antigo Egito possuem diversas referências a sua imagem em diversas espécies.
Engana-se quem pensa que as serpentes por terem um aspecto diferente e que em muitos causa repulsa, teria um significado negativo.
A imagem das serpentes no Antigo Egito eram muito bem utilizadas pelos egípcios e principalmente pelos faraós. São considerados um amuleto de proteção, e possuidores de uma poderosa energia que é capaz de bloquear energias negativas de pessoas e ambientes.
Serpentes Uraeus
Uraeus significa aquela que se ergue, Aquela que é Verde, ou Aquela do Papiro. Acredita-se que essa espécie foi um presente de Rá, deus do sol, aos egípcios. A serpente Uraeus tem um significado de invencibilidade.
Talvez por isso, os faraós normalmente utilizava peças que carregavam uma homenagem a serpente Uraeus. Se transformando assim em um símbolo da invencibilidade do seu poder e se tornou uma marca dos faraós durante todo o período dinástico.
Além disso Uraeus também tinha sua imagem ligada a proteção das crianças e para as mulheres na hora do parto.
Como a imagem das serpentes no Antigo Egito começou a ser ligada a proteção das mulheres, muitas rainhas começaram a usar em suas coroas várias pequena representações de serpente Uraeus.
A imagem da serpente também tem sua imagem ligada a protetora da natureza. Nos textos das pirâmides, existe uma passagem que afirma que através da serpente Uraeus é que surgiu a planta do papiro.
Além disso, as serpentes eram retratadas nas paredes das tumbas, com a simbologia de proteção.
Gostaria de conhecer outros amuletos importantes da cultura egípcia antiga? Confira os outros posts da nossa série!