Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo | Naos de Nakht
O naos de Nakht é uma estátua cúbica do proprietário, identificada por sua inscrição como “guardião da câmera” Nakht.
O piso interno é mais alto na parte traseira, para atrair a atenção para a estátua.
Detalhes do Naos
O naos possui uma porta dupla de madeira para que seja fechado. A sua moldura é adornada com uma inscrição em hieróglifo e um touro.
O teto do naos é decorado com molduras no estilo egípcio, encimado por uma inscrição que, da esquerda para a direita, indica que Nakht era “venerável em Ptah-Sokari”.
Este naos estava próximo a um grupo de objetos encontrados na necrópole do norte, fora do templo de Osíris. Isto sugere que era um “caminho processional” que passava pela porta ocidental do templo, ao longo da qual havia altares funerários privados que permitiam que seus proprietários participassem dos mistérios de Osíris.
Os altares, às vezes anexados a uma tumba ou cenotáfio (memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa) eram usados para colocar estelas, oferecendo mesas e estátuas de várias figuras da mesma família. Estruturas desse tipo, eram muito populares entre os reinados de Senuseret I e Amenemhet II, e entre as de Senuseret III e Amenemhet III, podem ser consideradas uma versão privada dos magníficos cenotáfios reais de Abydos.
O Naos de Nakht está exposto na sala 22 do Museu Egípcio do Cairo e você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!
Para mais informações sobre outros museus no Egito, consulte-nos a respeito.