
Templo de Ptolomeu IV | Descoberta Arqueológica em Sohag
O Egito é um país rico que não cansa de nos surpreender com suas impressionantes descobertas arqueológicas. O Ministério Egípcio de Antiguidades anunciou que ruínas do templo de Ptolomeu IV foram descobertos. O templo pertencente ao quarto faraó do Egito ptolomaico, Ptolomeu IV (221 a 204 aC), foram descobertos na vila de Kom Ishaqaw, no distrito de Tama, no norte do Sohag.
O declínio da dinastia ptolomaica no Egito começou durante o reinado de Ptolomeu IV Philopator, filho de Ptolomeu III e Berenice II.
Detalhes da Descoberta
As ruínas do templo foram descobertas durante a perfuração para implementar um projeto de drenagem de esgoto em Sohag. A missão descobriu primeiro a parte oeste do sul do templo, e as escavações logo chegaram ao canto norte do templo. Inscrições representando Habi, o Deus do Nilo, apresentando oferendas de vários animais e pássaros cobriam as paredes do templo com palavras vívidas, com o nome de Ptolomeu IV Philopator.
Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, declarou que as ruínas descobertas incluem partes das paredes do templo com gravuras e inscrições com o nome de Ptolomeu IV, além de paredes e pisos de calcário.
Vestígios de paredes de pedra calcária também foram desenterrados do templo, bem como do térreo, que também são de calcário. Kom Ishqaw foi o décimo nome do Alto Egito nos tempos antigos.
Waziri contou que os trabalhos na área foram interrompidos para recuperar os restos do templo.
Ele acrescentou ainda que uma missão arqueológica foi designada para recuperar as ruínas.