[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”9294″ img_size=”full”][vc_column_text]
Mulheres egípcias que fizeram história
Apesar de muitos percalços e opressão existem muitas mulheres egípcias que fizeram história.
Houve mulheres que prosperaram e triunfaram contra todas as probabilidades. Houve mulheres que defenderam seu país, mulheres que recriaram arte, mulheres que tomaram posse, mulheres que mudaram a política e mulheres que prosperaram em esportes e negócios.
Confira a lista abaixo com algumas mulheres egípcias que fizeram história.
Hatshepsut
É a primeira mulher a governar o Egito como Faraó. Seu nome significa ‘a primeira entre as princesas’. Filha o rei Tutmés I e esposa de Tutmés II, Hatshepsut ascendeu ao trono como rainha absoluta ambiciosa e forte. Como sua posição era inédita – uma mulher jamais havia governado o país sozinha. O recado estava dado: Hatshepsut queria ser tão importante e respeitada como os homens faraós do passado. Seu reinado de 18 anos foi marcado por tempos de paz, já que ela preferia fazer negociações e tratados antes de entrar em guerra. A regente também construiu monumentos, jardins e templos.
Cleópatra
Não poderíamos iniciar essa lista de forma melhor. Cleópatra é conhecida como a última rainha ativa do Egito antigo, era uma política, matemática e uma empresária. Além disso ela era fluente em nove idiomas e, durante seu governo, defendeu o Egito do imenso Império Romano. Era uma das figuras mais famosas do Egito Antigo, Cleópatra teve sua verdadeira imagem desfigurada por séculos de informações equivocadas. Boa parte dos detalhes sobre ela vieram dos romanos, que travaram uma guerra de propaganda contra a sua imagem. Rainha do Egito e co-regente com marco António na síria.
Shajar Al Durr
Apesar de que não foi de origem egípcia, mas Shajar Al Durr foi desempenhou um papel importante em um período como exemplo de uma mulher muçulmana a se tornar rainha ou sultana no Egito. Al Durr defendeu o Egito contra a conquista dos cruzados, recuperando as terras ocupados pelos. Ela foi casada com o sultão As-Salih Ayyub, e após a morte dele subiu ao trono e casou-se com o general mameluco e com o eventual sultão Izz Al Din Aybak. Seu domínio sobre o Egito entre os maridos marcou o fim da dinastia Ayubida e o início da era mameluca. Durante esse período, o Cairo se tornou o centro do poder, controlando o Egito e a Síria.
Lotfia El Nadi
Oitenta anos atrás, Lotfia El Nadi se tornou a primeira mulher egípcia a ser uma pilota licenciada. El-Nadi voou pela primeira vez sozinha em 24 de agosto de 1933, depois de terminar seu curso de pilotagem na escola de aviação da Egypt Air em Almaza. Assim ela era entre as mais jovens da época a conquistar esse posto.
Jihan El Midany
Jihan El Midany é uma pentatleta egípcia que foi a primeira mulher egípcia a carregar a bandeira nacional durante a cerimônia olímpica.
Mona Eltahawy
Mona Eltahawy é uma jornalista freelancer egípcia-americana ilustre, cujo trabalho foi publicado no The Guardian, no New York Times, no Washington Post, no Miami Herald Tribune, no US News e no World Report. Ela foi classificada como a 30º mais poderosa mulher árabe em 2012 pela Arabian Business.
Tahany El Gebali
Tahany El Gebali foi nomeada como primeira juíza do Egito em 2003. Tahany ficou em 23º em 100 mulheres árabes mais poderosas do mundo pela Arabian Business.
Nawal El Saadawi
Nawal El Saadawi é ativista, autora, médica e psiquiatra egípcia. Saadawi publicou muitos livros referentes às mulheres e ao Islã. Ela também fundou a Associação de Solidariedade das Mulheres Árabes e co-fundou a Associação Árabe de Direitos Humanos.
Huda Sha’arawi
Huda Sha’arawi é talvez uma das figuras feministas mais famosas do Egito de todos os tempos, junto com Durriya Shafiq, Safia Zaghloul e Ester Fanous. Sha’arawi foi a fundadora da União Feminista Egípcia.
Gazbia Sirry
Gazbia Sirry é um artista de destaque e professor de belas artes. Sirry tem cerca de 70 exposições pessoais em todo o mundo árabe, Europa e EUA.
Sentindo-se empoderado com essa lista das mulheres egípcias que fizeram história? As mulheres ganham cada vez mais força no mundo e o Egito também reflete essa evolução. Se você quer estar sempre por dentro das novidades do país, fique ligado no nosso blog.
Para dicas sobre a sua primeira viagem ao Egito, consulte-nos a respeito[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]