Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo | Estátua de Senuseret III
A estátua de Senuseret III foi encontrada no pátio secreto em Karnak em duas ocasiões.
Primeiramente, a escavação de Legrain em 1900 descobriu duas estátuas de granito rosa sem cabeça que foram atribuídas a Senuseret III pela inscrição do apoio posterior. Somente em 1903 eles encontraram as respectivas cabeças com o nome real Hórus inciso no suporte posterior.
Assim, a descoberta das estátuas foram concluídas.
Detalhes da Peça
Ambas as estátuas de Senuseret III são idênticas. Elas mostram o rei em pé com a perna esquerda para a frente e usando um shendyt (roupa parecida a um kilt usada no antigo Egito) e barba falsa.
A estátua da fotografia tem a coroa branca com a serpente sagrada, enquanto a outra tem a coroa vermelha que simboliza no faraó o “Senhor das duas terras”.
A cabeça é uma obra-prima da arte clássica em sua representação do poder absoluto de um soberano ativo e determinado.
O descobrimento em esconderijos de muitos monumentos do Reino Médio nos esclarece sobre as primeiras fases do templo de Amon-Ra antes de se tornar o mais importante santuário no Egito durante o Império Novo.
O grande conquistador da Núbia, Senuseret III, deixou muitos vestígios de si mesmo em Karnak, como uma enorme cabeça de granito rosa (81 cm) muito semelhante a este exemplo descoberto em 1970 por uma equipe de escavação francês.
Esta bela estátua está exposta no loby do Museu Egípcio do Cairo e você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!