Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo | Colar de Hórus
Este colar de Hórus foi encontrado entre os envoltórios da múmia, representa um falcão com os dois sinais shen estendidos, símbolos da eternidade, em seus calcanhares.
O contrapeso, conhecido como menkhet, tem uma forma queimada. Os colares foram geralmente fornecidos com um pingente na parte inferior para manter os pingentes peitorais estáveis e distribuir o peso do ornamento.
Tradição
O falcão e Hórus, deus do céu e da realeza, de quem o faraó era a manifestação terrena.
O Livro dos Mortos nos diz que era importante colocar esses colares de Hórus no corpo do falecido, pois eram considerados amuletos apotropaicos importantes. (D.C.)
Os amuletos foram colocados na múmia do rei para protegê-lo em sua jornada além do túmulo e seus poderes foram reforçados pela incorporação de fórmulas mágicas.
Descoberta
Carter encontrou numerosas joias e amuletos entre a mortalha de linho da múmia de Tutancâmon, alguns dos quais eram levados pelo faraó vivo e outros tinham apenas um funerário.
O djed era um dos 20 amuletos dispostos no pescoço do rei em seis camadas separadas por folhas de linho.
Djed
As origens do djed eram antigas: as primeiras representações conhecidas vêm da Dinastia I, mas elas se tornaram o símbolo do deus Osiris no início do Novo Reino.
Alguns especialistas identificaram o djed com a espinha de Osíris com base na associação observada em numerosos textos funerários e religiosos entre a coluna do djed e do deus. Outros consideram que eles constituíam uma representação estilizada de um feixe de caules de plantas, uma vez que o deus estava conectado com o mundo da vegetação e seus ciclos de regeneração pelo seu próprio destino de morte e ressurreição.
As duas colunas de hieróglifo entalhadas no djed são um extrato do capítulo 155 do Livro dos Mortos. (D.C.)
Esta bela joia está exposta na sala 3 do Museu Egípcio do Cairo e você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!