Algumas múmias serão transferidas para o Museu Nacional da Civilização Egípcia
Há alguns dias foi anunciada a notícia de que as múmias de alguns dos maiores faraós e rainhas do Egito serão migradas do Museu Egípcio do Cairo para o Museu Nacional da Civilização Egípcia (não para o Grande Museu Egípcio, como antes se especulava), em Al Fustat.
De acordo com o arqueólogo egípcio Zahi Hawass, o translado será feito no dia 15 de junho (2019) e para comemorar ocorrerá um cortejo para mostrar o prestígio dos antigos governantes egípcios.
As múmias transferidas são dos aclamados antigos reis egípcios como Amenhotep o primeiro, Thutmose I, Thutmose II, Thutmose II, Ramsés I, Ramsés II, Ramsés III, entre outros.
Museu Nacional da Civilização Egípcia
O Ministro das Antiguidades Khaled Al Anani, declarou que três novas salas serão inauguradas, incluindo o Central Hall, Royal Mummies e a Capital. O primeiro salão vai exibir antiguidades da era pré-histórica até a era moderna.
O segundo vai incluir 20 corpos mumificados reais. O terceiro vai ser uma sala multimídia para narrar a história das capitais egípcias ao longo da história.
O museu egípcio abriga uma coleção de outros artefatos valiosos, tais como:
- A estátua de Rahotep, sumo sacerdote de Heliópolis, e sua esposa Nofret, cujo nome significa “o belo”. Uma sensação vívida é transmitida pelas duas figuras, que apresentam notável preservação da superfície pintada;
- A máscara funerária de Yuya, pai de Tiye, que se tornou a Grande Esposa Real de Amenhotep III. Yuya era um cortesão poderoso que viveu na 18ª dinastia;
- Um manequim de Tutankhamon, uma representação muito real, feita de madeira, coberta de gesso e pintada;
- Estátua do Pássaro Saqqara, uma ave em forma de falcão do Recente Reino Novo;
- Os canopos foram usados pelos antigos egípcios durante a mumificação para armazenar as vísceras do seu dono para a vida após a morte. Eles eram frequentemente esculpidos em calcário ou feitos de barro;
- A máscara funerária de Nekhet-iset do período tardio. O cocar desta múmia é feito de cartonagem (camadas coladas de papiro ou linho) e coberto com dourado.
- Um mural mostrando Ramsés II agarrando os inimigos do Egito pelos cabelos.
- A famosa máscara de ouro que foi encontrada sobre a cabeça da múmia real quando o túmulo do rei Tutankhamon foi descoberto. A peça é uma das exibições mais icônicas do museu.
- Um mural mostrando uma oferenda a Osíris, o deus do submundo.
- Uma estátua de Mitri como escriba. Mitri foi uma das figuras proeminentes da 6ª dinastia que serviu em muitas posições. Sua estátua foi encontrada em seu túmulo em Saqqara.