Objetos perdidos de Tutankhamon são encontrados
O Egito Antigo nos surpreende constantemente com novos achados arqueológicos. Agora foi a vez de objetos perdidos de Tutankhamon serem encontrados.
Recentemente no Museu de Luxor, em seu depósito foi encontrada uma misteriosa caixa. Trata-se da caixa de artefatos de Howard Carter, o arqueólogo britânico que abriu o túmulo de Tutankhamon em 1922.
Dentro dela estavam partes de um dos artefatos encontrados na KV-62, tumba do faraó Tutankhamon. A tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922 praticamente intacta e em seu interior foram encontrados mais de 5.300 objetos.
Detalhes da Descoberta
Quem encontrou a caixa foi o diretor de arqueologia e comunicação do museu, Mohamed Atwa. Em um comunicado à imprensa ele relatou o seu susto e a emoção de ter a encontrado:
“É a descoberta mais empolgante da minha carreira. É incrível que depois de todos esses anos ainda temos novas descobertas e novos segredos para este rei dourado, Tutankhamon.”
Ele ainda explicou que encontrou a caixa enquanto estava separando alguns artefatos pertencentes a Tutankhamon e que seriam enviados para o Grande Museu Egípcio. O qual, espera-se, seja inaugurado no último trimestre de 2019.
Dentre os objetos dentro da caixa estavam um mastro de madeira, um conjunto de aparelhamento e uma cabeça de madeira em miniatura coberta de folhas de ouro que combinava com um barco modelo do túmulo de Tutankhamon. Os objetos foram embrulhados em um jornal datado de domingo, 5 de novembro de 1933. Registros do museu indicavam que a caixa havia sido perdida desde 1973.
Tutankhamon
O rei Tutankhamon viveu entre 1341 aC e 1323 aC, durante o Novo Reino do Egito.
Ele é famoso hoje por causa de sua tumba no Vale dos Reis, que foi descoberto quase intacto e recheado de tesouros, incluindo uma máscara de ouro, um leque dourado, vasos de perfume de alabastro, uma estátua do deus Anubis, de cabeça de chacal, carruagem real e muito mais.
Fonte: livescience