Descubra o Templo Menor de Abu Simbel.
O templo menor de Abu Simbel é dedicado principalmente a deusa Hathor, e também como obra de homenagem a sua esposa mais amada “Nefertari”, por isso aparecem na fachada deste templo 6 colossos com 11 m de altura que representam a Rainha Nefertari junto ao marido o rei Ramsés II.
O segundo templo, que é menor em tamanho, foi construído a cerca de 100 metros a nordeste do templo de Ramsés II. Acredita-se que está tenha sido a primeira vez na história egípcia antiga que um templo foi dedicado a uma rainha.
A Colunata ou a Sala Hipóstila
A Colunata do templo de Hathor e Nefertari ou seja o pronaos é suportado por seis pilares; neste caso, porém, eles não são pilares de Osíris descrevendo o rei, mas são decorados com cenas com a rainha tocando o sinistrum (um instrumento sagrado para a deusa Hathor), junto com os deuses Hórus, Khnum, Khonsu e Thoth, e as deusas Hathor, Isis, Maat, Mut de Asher, Satis e Taweret.
Em uma cena Ramesses está apresentando flores ou queimando incenso. Os capitéis dos pilares trazem a face da deusa Hathor, esse tipo de coluna é conhecido como Hathoric.
Os baixos-relevos na colunata ilustram o rei, subjugando seus inimigos no norte e no sul (nesta cena o rei é acompanhado por sua esposa fazendo oferendas à deusa Hathor e Mut.
A Colunata do templo menor de Abu Simbel leva a um vestíbulo, cujo acesso é dado por três grandes portas. No sul e nas paredes norte desta câmara há dois baixos-relevos graciosos e poéticos do rei e sua consorte apresentando plantas de papiro para Hathor, que é descrito como uma vaca em um barco navegando em um emaranhado de papiros.
Na parede oeste, Ramesses II e Nefertari são representados fazendo oferendas ao deus Hórus e às Satis, Anubis e Khnum.
Santuário
O santuário e as duas câmaras laterais estão ligadas ao vestíbulo transversal e estão alinhadas com o eixo do templo. Os Baixos-relevos nas paredes laterais do santuário representam cenas de oferendas a vários deuses feitos pelo faraó ou pela rainha.
Na parede de trás, que fica a oeste ao longo do eixo do templo, há um nicho no qual Hathor, como uma vaca divina, parece estar saindo da montanha: a deusa é descrita como senhora do templo, a que o templo foi dedicado a ela e também à rainha Nefertari, que está ligada fortemente à deusa Hathor.