[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Os dois irmãos Hor-wer e Sobek-Ra
O templo de Kom Ombo está localizado sobre um platô na margem oriental do Nilo. É um templo consagrado a duas tríades, os dois irmãos Hor-wer e Sobek-Ra.
A primeira é encabeçada por Hórus, o grande, o bom médico, figurado com cabeça de falcão, e a segunda é encabeçada por Sobek-Rá com cabeça de crocodilo, o sombrio.
Hor-wer
Har-wer, Haroeris, Hórus, ou Horus o Grande foi um dos mais antigos deuses do Antigo Egito. Era considerado um deus do céu. Hórus, foi representado em forma de falcão ou com corpo humana e cabeça de falcão, decorada com a coroa egípcia.
Hórus, o Velho, ou Hórus o grande é um deus do céu. Em algumas variações do mito, ele é o filho de Geb e Nut, fazendo dele o irmão de Osirus, Set, Isis e Nepthys. De fato, em algumas versões específicas do mito, Hórus é o irmão gêmeo de Set, formando assim uma dicotomia dia / noite clara / escura.
Sobek-Ra
Em forma de homem com cabeça de crocodilo. Foi uma representação da força e poder. Seus atributos ferozes levaram Sobek a se tornar um patrono do exército egípcio, guerreiros reais e um defensor do faraó e do povo do Egito. Acreditava-se que os poderes de Sobek, o deus crocodilo, se estendiam até a própria criação do mundo e eram associados ao deus do sol Rá. Sobek foi descrito como um crocodilo comum, ou como um homem com a cabeça de um crocodilo.
Considerado deus do Nilo (disse ter vindo de seu suor), da fertilidade e da realeza. Mas no Reino Antigo, quando Sobek fez sua estreia em textos religiosos, Sobek era conhecido apenas como “o Furiuso”.
Conheça a Lenda
Essa divisão excepcional e precisa está relacionada com uma lenda conhecida como “a lenda de Hor-wer e sobek-Rá”. Conta a lenda que essa região foi regida por um bom rei chamado Hórus o grande, amado pelo povo, mas invejado e odiado pelo seu irmão malvado Sobek.
Uma conspiração bem elaborada por Sobek para usurpar o trono foi realizada com sucesso. O rei deposto resolveu abandonar à cidade, apoiado pela grande parte do povo que resolveu partir da cidade com o bom irmão.
Na cidade ficou Sobek como rei absoluto com uma parte dos cidadãos e os seus próprios partidários. Não havia gente bastante para cultivar a terra, então Sobek, como senhor de magia apelou aos diabos para assumir as diversas tarefas agrícolas. Os diabos lançaram as sementes e na época da colheita, em vez de trigo apareceu ouro e como o homem não come ouro, havia sofrimento de fome, e por isso Sobek teve que viajar para o local onde seu irmão estava e tentar a reconciliação com ele.
Quando Hor-wer regressou com a maior parte do povo, prevaleceu a prosperidade de novo e afinal os dois irmãos partilharam o trono em paz. Portanto, o templo mesmo está dividido entre os dois irmãos precisamente.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]