[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]
Templos e Santuários da Ilha de Filae
Filae, ou em árabe Jazīrat Fīlah (“Ilha de Filae”) ou Jazīrat al-Birba é uma pequena no rio Nilo entre a antiga represa de Aswan e a Represa Alta de Aswan. Saiba mais sobre a história, os templos e santuários da Ilha de Filae.
História da Ilha de Filae
Seu antigo nome egípcio era P-aaleq; o nome Cóptico derivado Pilak (“fim” ou “Local Remoto”) refere-se provavelmente à sua marcação do limite com a Núbia. Localmente, o local é conhecido como Qaṣr Anas al-Wujūd, ou seja palácio Anas Al Wujud, nomeado conforme o nome de uma obra famosa do livro Mil e Uma Noites.
Deslocamentos
Quando os templos ficaram submersos após 1970, com a conclusão da Represa Alta, descobriram que danos consideráveis haviam sido causados aos santuários da ilha.
Então, foi tomada a decisão de transportar os templos e santuários da ilha a uma ilha mais alta vizinha que se chama Agilkia.
A ilha foi nivelada e preparada para se assemelhar ao ilha original de Filae, e os templos foram desmontadas e remontadas de novo e o lugar foi aberto ao púbico a partir de 1980.
Templos
Além do templo de Isis, a ilha de Filae contém monumentos antigos como o Quiosque de Trajano (97-117 d.C) que é uma construção feita pelo imperador romano Trajano, com 14 colunas cujas cenas estão destruídas ou foram deixadas originalmente inacabadas.
Além disso, no local se encontram ruínas de monumentos antigos como: a Capela de Osíris, Templo de Hórus, Templo de Hathor, o Santuário de Augusto, o Portal de Tiberius e o Portal de Dioclecianus.
É curioso mencionar que as atividades exercidas dentro dos templos e santuários de Filae, sobretudo no templo de Ísis perderam grande parte da sua importância após o reconhecimento do Cristianismo como uma religião no século IV, e terminaram definitivamente durante o reinado do imperador Justinano (527-565 d.C) quando o templo de Ísis foi transformado numa basílica em 537 d.C.
Na ilha de Filae se encontram quase 15 monumentos diferentes. O mais importante é o templo de Ísis. Mas o monumento mais antigo de Filae data do reinado de Taharqa que foi um dos monarcas da dinastia XXV (o século VI a.C). Taharqa mandou construir uma capela dedicada à deusa Ísis. Também o rei Nekht- Neb-f (Nectanebo) da dinastia XXX, mandou construir uma capela consagrada à deusa Ísis. Os outros monumentos datam do Período Greco-romano.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]