Os Textos da Pirâmide em Sakkara.
King Unas foi o último rei da 5ª dinastia (2465 – 2325 aC) do antigo Egito e o primeiro rei a inscrever o interior de sua pirâmide em Ṣakkara com textos religiosos e mágicos conhecidos como Textos da Pirâmide.
Segundo listas de reis posteriores, Unas foi o último governante da 5ª dinastia, mas as inovações em seu complexo de pirâmides e o uso de blocos dos monumentos de seu antecessor em sua própria pirâmide levaram alguns a considerá-lo o fundador da 6ª dinastia (2325 – 2150 aC), ou pelo menos um governante transitório.
Textos das Pirâmide
Conforme a interpretação tradicional são os relevos e textos da câmara funerária de Unas e de outras salas destinavam-se a ajudar o falecido faraó na vida após a morte. Os textos preservam muitas liturgias arcaicas e são um valioso compêndio das antigas crenças egípcias.
Os textos das Pirâmides foram os primeiros que apareceram em uma pirâmide. A câmara funerária, a antecâmara e parte da passagem horizontal, que consiste em colunas verticais de hieróglifos meticulosamente esculpidos pintados de azul. Essas colunas contêm o mais antigo exemplo conhecido dos chamados Textos da Pirâmide, e ainda mais a coleção mais antiga de textos religiosos conhecidos pela humanidade!
Acredita-se que é uma coleção de feitiços e fórmulas destinadas a proteger o falecido rei na vida após a morte. A pirâmide de Unas contém apenas 283 dos mais de 700 feitiços conhecidos dos Textos da Pirâmide.
Trecho de um parágrafo do texto na pirâmide dedicado ao rei Unas: “Saudação a Unas, você não partiu como um ser morto, mas você partiu como ser vivo Você está sentado no trono de Osíris, seu cetro está na mão e dá comandos aos vivos.”

Sakkara
A pirâmide tem a medida de 57,75m para um lado. Com uma inclinação de 56 ° que elevou-se originalmente a uma altura de 43m.
A pirâmide tem uma entrada. A entrada está localizada no meio do lado norte da pirâmide, não na face da pirâmide, mas ao nível do solo no pavimento da quadra da pirâmide.
A partir da entrada, uma passagem descendente desce para uma pequena câmara do corredor. A passagem horizontal após esta câmara do corredor foi bloqueada por três portões de granito, na esperança de impedir que os ladrões entrassem no túmulo do rei. Após a ponte levadiça, a passagem abre para uma antecâmara de 3,75 por 3,08 metros, localizada diretamente sob o eixo central da pirâmide.
Ao leste da antecâmara abre uma pequena sala com 3 recessos, às vezes descritos como revistas ou como nichos de estátua.
Em frente às revistas, a oeste da antecâmara, encontra-se a câmara funerária, com seu sarcófago de basalto ainda no lugar. À esquerda do pé do sarcófago estava o tórax do canopo. Um braço e uma mão esquerdos, junto com pedaços de uma caveira, foram encontrados nos destroços de pedras e sujeira. Esses fragmentos foram mumificados em vários comprimentos de bandagens de linho, preservando um pouco da pele e do cabelo. Não é impossível que estes sejam os restos do próprio Unas. Eles estão agora preservados no Museu do Cairo.