Universidades Egípcias
Dezenove universidades egípcias estão na lista World University Rankings 2018, da Revista Time – que aponta as melhores instituições de ensino do mundo. No total são 25.000 universidades no mundo e a revista elegeu as 1.200 mais importantes de acordo com 5 categorias: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
O primeiro-ministro egípcio, Mustafa Madbou aplaudiu o país, dizendo que o número de universidades egípcias na lista aumentou de 9 a 19 universidades na lista em apenas um ano. Ele creditou a melhoria ao fato de o Egito ter priorizado a educação nos últimos anos, refletindo os esforços para aumentar a qualidade das altas e educação escolar.
O Ministro do Ensino Superior Khaled Abdel Ghaffar anunciou que as universidades egípcias que compunham a lista do Times representavam 1,5% do total de universidades na lista, e que esse número é maior do que a porcentagem de egípcios na população mundial (1,3% ), sugerindo que o Egito exagera vários países do primeiro mundo no ensino superior.
As universidades que fizeram parte da lista incluíam a Universidade Americana no Cairo, a Universidade Banha, a Universidade Beni Suef, a Universidade Kafr al-Sheikh, a Universidade de Mansoura e a Universidade do Canal de Suez, todas entre 601 e 800 posições.
Já a Universidade de Alexandria, a Universidade do Cairo, a Universidade de Fayoum, a Universidade de Sohag e a Universidade de Tanta tem classificação entre 801 e 1000.
Seguiram-se a Universidade Ain Shams, a Universidade Azhar, a Universidade Assuit, a Universidade Helwan, a Universidade Menoufia, a Universidade Minya, a Universidade South Valley e a Universidade Zagazig, todas com 1.001 e 1.100 postos.
Se você também gosta de acompanhar o crescimento e a modernidade do Egito, fique de olho no nosso blog.
Fonte: Egypt Independent