Ísis e Néftis
As deusas Ísis e Néftis eram conhecidas no Egito como irmãs e companheiras. Suas imagens são iguais, só podendo ser distinguidas pelo trono que Ísis leva sobre a cabeça, enquanto Néftis leva uma coluna.
Ísis era uma das divindades mais importantes e cultuadas, vista como a grande mãe e protetora de gestantes e crianças. Seu amuleto era o Tit e os egípcios antigos acreditavam que ele simbolizava a proteção da deusa. Os faraós inclusive envolviam seus nomes nos cartuchos com o amuleto.
Já Néftis era vista como uma deusa maga, com grandes poderes de cura. Seu nome é a forma grega de duas palavras: Nebt-het, que significa “dama da casa”. Segundo os mitos egípcios antigos, Néftis era a filha de Geb e Nut, a irmã-esposa de Seth, e a irmã de Ísis e Osíris.
Algumas versões colocam Néftis como mãe de Anúbis – o deus da mumificação e protetor do monte dos mortos. Outras apontam que ela ajudou irmã Ísis em sua jornada a procura dos membros de Osíris. No Templo de Dandara – dedicado a Hathor – As irmãs Néftis e Ísis são retratadas juntas, sofrendo pela perda de Osíris.
A pesar de que não encontramos templos consagrados a Néftis, ela era considerada uma das divindades protetoras do corpo mumificado e protetoras dos sarcófagos. Era retratada nos tecidos das múmias e nos sarcófagos acompanhada por Ísis, Neit ou Selket.
Se você quer saber mais sobre a fascinante mitologia egípcia, não deixe de conferir o nosso blog diariamente!