Eid al-Adha
O Eid al-Adha, conhecido como Grande Festa ou Festa do Sacrifício será celebrado em 2018 entre 21/08 e 25/08. A data marca a disposição de Abraão de sacrificar seu filho Ismael como um ato de obediência a Allah, episódio que está descrito no alcorão, assim como na Bíblia cristã. É uma das celebrações mais importantes do islamismo – religião predominante no Egito.
O profeta Abraão foi ordenado por Deus para sacrificar seu filho. Ele obedeceu e levou Ismael (Ismail ou Ismael) a um lugar, que parece ter sido o Monte Moriá, hoje na região da Arábia saudita.
Assim, como ele foi sacrificar seu filho, um anjo o parou e deu-lhe um carneiro para sacrificar no lugar de seu filho. O que é visto como uma providência de Allah, ao mesmo tempo que um ato extremo de fé e disposição em servir por parte de Abrahão.
Em Eid al-Adha, muitos muçulmanos se voltam especialmente a louvar a Deus, orar e ouvir um sermão em uma mesquita ou em uma praça ao ar livre dedicada especialmente para a hora da oração que sempre se celebra cedo na manhã.
Após a oração da Festa (Salat El-Eid) e o sermão, as famílias que tem capacidade financeira comemoram a história de Abrão e sacrificam um animal (carneiro ou boi) em um ato conhecido como Sacrifício (udheya).
É utilizado um açougueiro especial para fazer isso. Isto representa o animal que Ibrahim ou Abraão sacrificou no lugar de seu filho o que deu alegria ao mundo inteiro.
Segundo a tradição islâmica, o animal de sacrifício deve ser dividido em 3 partes iguais e cada parte colocada me embalagens de um kg ou 2 kg de carne, em média, conforme cada família. A quantia da primeira parte do animal deveria ser distribuída aos necessitados e pobres.
A segunda parte deve ser presenteada aos parentes, vizinhos e amigos, e a terceira parte fica só para o uso da própria família que fez o ato de sacrifício. Após isso, se celebram com doces tradicionais e as crianças usam roupas novas, e existem muitas visitas entre familiares e amigos.
Um costume também é Eideya que é um certo dinheiro presentado às crianças e adolescentes de cada família dada pelo pais ou mãe aos filhos e pelos tios aos sobrinhos ou avós aos netos.
O valor não definido é um tipo de presente de um adulto da família para um menor que o ajuda a comprar o que gosta durante os dias da festa.
Fonte: Turismo Egípcio