Música e Dança Núbia.
No sul do Egito encontramos o povo núbio, formado por pessoas sempre alegres, divertidas e muito festivas. Uma das características mais marcantes desse povo, é a música e a dança Núbia.
Os núbios estão sempre dispostos a celebrar as dadivas que recebem, a expressão “carpe diem” parece se enquadrar bem para classifica-los. Ou seja, “aproveite o dia” e “viva o presente ao máximo” certamente faz todo sentido para os núbios.
Existem diversas tribos núbias, sendo que em cada uma delas é possível encontrar músicas e danças específicas, porém é visível que todas carregam semelhanças entre si.
Dança Núbia
A dança Núbia não possui grandes passos de coreografia, na verdade é uma dança que de certa forma é simples.
A dança se caracteriza por movimentos lentos e suaves, que fluem a medida do ritmo da música. Algumas vezes, são incorporados a dança alguns movimentos que se assemelham a alguns movimentos de animais.
Umas das características da dança Núbia é que homens e mulheres dançam juntos, onde ambos normalmente fazem os mesmos passos, obviamente carregando as singularidade do sexo de cada um.
A dança costuma iniciar em filas ou em pares, no decorrer da dança os homens se separam das mulheres e ao final os dois grupos se juntam novamente formando um único grupo.
Música Núbia
Para uma dança alegre é preciso uma música que acompanha o ritmo dos passos da dança. Devido a isso a música Núbia é uma das mais ricas em ritmos.
As palmas carregam um papel de extrema importância na música Núbia, sendo acompanhada por instrumentos como o tradicional “tambura” (lira de cinco cordas), o “bendir” (instrumento de percussão).
Curiosidade
O povo da região da Núbia são um dos mais supersticiosos que existem, e antigamente a música e dança Núbia faziam parte de uma das tradições núbias em que eram utilizadas para diferentes formas de cura.