Tuna el-Gabal
A vila arqueológica Tuna el-Gabal fica na província de El Minya, na margem oeste do Nilo. Situada próximo a moderna aldeia de Tuna el-Gabal, encontra-se uma antiga necrópole da cidade de Khnum, que ao longo dos anos recebeu diversos nomes. Na época faraônica Tuna el-Gabal era chamada de Towns, já na época romana, seu nome era Tamlet. Ambos os nomes carregam em seu significado o símbolo da benção e inundação.
A região possui muitos monumentos importantes, vale a pena planejar uma excursão para conhecer essa bela região rica de história e que nos leva a uma verdadeira imersão ao Egito Antigo.
Visitando Tuna el-Gabal
Inicie visitando a estela de Akhenaton – o monumento mais antigo de Tuna el-Gabal. O monumento contem esculturas de Akhenaton e de sua esposa, a rainha Nefertiti, em um momento de adoração a uma das representações de Athon. Esta é umas das imagens mais conhecidas sobre a Dinastia XVIII.
Seguindo na direção sul, você encontrará a antiga necrópole de Tuna el-Gabal, composta por diversas catacumbas subterrâneas – uma das características principais da região. Ali você não encontrara múmias de humanos e sim múmias de algumas especiais de animais que eram considerados sagrados.
No Hypogeu, encontra-se uma galeria de pequenas tumbas, principalmente, com a mumificação dos macacos babuínos e o pássaro Ibis que era uma prática atribuída aos sacerdotes da necrópole dedicados aos serviços de Thot e essa era a forma ao qual Thot estava relacionado na Mitologia.
Seguindo adiante você verá o túmulo da família de Petosiris. A arquitetura e decoração desta tumba carrega traços genuinamente greco-romana. Com pilares no hall de entrada e uma capela para culto ao fundo. O caixão de madeira incrustado de Petosiris pode ser visto no Museu do Cairo.
Próximo ao tumulo de Petosiris está localizado o tumulo de Isadora. A história que está escrita na parede do tumulo, conta a trágica história romântica de Isadora.
Ela se apaixonou por um soldado romano, mas como seu pai não aprovava a união ela decidiu fugir com seu grande amado. Só que enquanto estava atravessando o rio Nilo, a jovem acabou se afogando. A construção de seu tumulo foi uma homenagem de seu pai. O seu corpo mumificado ainda está na tumba em uma caixa de vidro e pode ser visto pelos visitantes.
Existem muitos outros túmulos na cidade Tuna el-Gabal, algumas tumbas estão abertas à visitação outras podem ser abertas a pedidos.