[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]
Busto de Tutankamon
O Busto de Tutankamon, foi mais uma das obras provenientes da descoberta da magnifica tumba de Tutankamon pelo egiptólogo Carter.
Essa rara escultura foi encontrada por Carter entres os escombros da tumba, no corredor de acesso a entrada da sepultura do faraó. Mas, alguns estudiosos sugerem que esta talvez não deveria ser a sua localização original dentro da tumba.
Essa pequena obra-prima retrata o faraó ainda quando criança. A cabeça de Tutankamon surge de dentro de uma flor de lótus com pétalas abertas. A base da escultura foi pintada de azul, representando a água em que a flor de lótus cresce.
Vale lembrar que a flor de lótus nas versões branca e azul, era muito comum no Egito. E que essa flor possui um forte significado na cultura egípcia.
Os antigos egípcios associavam o fato de a flor de lótus submergir na água ao entardecer para emergir novamente somente ao amanhecer, com sol. Onde o sol se regenera todas as manhãs após sua jornada noturna até as regiões do submundo escuro.
A junção da flor de lótus com a cabeça de Tutankamon, sugere que o falecido espera adquirir a capacidade de regeneração simbolizada pela planta.
Se você, assim como a gente, ama a arte egípcia, não deixe de conferir nossos outros posts sobre o acervo do Museu Egípcio do Cairo.
Confira as peças:
- Maquetes da Tumba de Meketre
- As Estelas Funerárias
- Os Retratos de Faium
- As Joias da Princesa Mereret
- A Tríade de Miquerinos
- As Estátuas de Rahotep e Nofert
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]