[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]
Obelisco Inacabado de Assuan
Uma das grandes razões do Egito ser tão encantador e de atrair turistas do mundo inteiro são seus diversos monumentos. São tão magníficos que até mesmo um que não foi finalizado, que é o Obelisco Inacabado de Assuan, desperta a curiosidade de muitos.
Localizado nas pedreiras da cidade de Assuan, o Obelisco Inacabado é um dos obeliscos egípcios mais famosos exatamente pela razão de não ter sido concluído.
Suas dimensões são realmente impactantes, com quase 42 metros de altura (se estivesse de pé) e 1168 toneladas. Ele teria sido o mais pesado e mais alto bloco único de pedra já trabalhado pelos egípcios.
A região da pedreira foi intitulada pelo governo egípcio um museu a céu abeto e é considerado um dos tesouros arqueológicos do país.
Além do Obelisco Inacabado, você irá encontrar outro mini obelisco e outras esculturas de pedra. Acredita-se que a pedreira de Assuan também forneceu granito para a construção de outros obeliscos que são encontrados no Egito.
A Construção do Obelisco
A construção do Obelisco se deu início a pedido da rainha Hatshepsut, durante a XVIII dinastia. Estudiosos acreditam que assim como o Obelisco de Latrão que a princípio foi construído no Complexo do Templo de Karnak, no Egito, e posteriormente foi deslocado para a praça de Latrão, em Roma. O Obelisco Inacabado de Assuan teria um outro destino final.
Acredita-se que foi iniciado e depois abandonado devido a algumas rachaduras que apareceram no interior do granito durante a sua confecção.
Historicamente Falando
“Pn-pn” era uma pedra piramidal com um apontador, que simbolizava para os antigos egípcios a colina primitiva a partir da qual o mundo apareceu pela primeira vez.
No decorrer do tempo, ouve uma evolução da pedra “Pn-pn” para o obelisco da forma que conhecemos hoje, um monumento normalmente feito de granito com uma forma piramidal no seu topo.
Os obeliscos desempenhavam um papel de extrema importância para os templos de Rá. Isso por que ao serem erguidos no templo do culto do sol, quando os raios do sol chegavam no topo piramidal do obelisco, a luz brilhante adentrava o templo, dando assim ao povo a prova do poderoso poder do sol.
Posteriormente, já durante o Reino Novo, especialmente na época das dinastias XVIII e XIX, os reis passaram a erguer obeliscos diante de diferentes templos por motivos religiosos e políticos.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]