Escaravelho
Continuamos nossa série sobre os amuletos do Antigo Egito apresentando o escaravelho.
Os escaravelhos são insetos que sobrevivem em bandos e têm um forte senso de orientação. Mesmo no escuro, o escaravelho consegue encontrar o caminho em direção ao sol.
Os amuletos de escaravelho têm relação com conhecer os caminhos e proteção. Os egípcios antigos acreditavam que amuletos e pinturas retratando o animal ajudariam o faraó a encontrar a luz da vida após a morte.
O deus Khepri era relacionado ao sol da manhã e representado pelo escaravelho ou até mesmo como um homem com cabeça de escaravelho.
Existem várias representações do amuleto de escaravelho: na forma alada, com inscrições sagradas nas suas carapaças e até em objetos que adornavam o faraó e a corte.
O símbolo era associado ao ciclo do sol por sua habilidade de se mover no escuro, vencer a escuridão em busca da luz era visto como um farol que podia trazer luz e clareza.
Também existiam selos reais retratando o escaravelho, representando iluminação e proteção. Estima-se que o animal começou a ser retratado como amuleto por volta do ano 2.000 A.C. e perdurou durante todo o restante do período faraônico.
Hoje em dia, em todo Egito, pequenas estatuetas de escaravelhos e réplicas pequenas são vendidas aos viajantes e usadas como pingentes ou na carteira como símbolo de boa sorte. Também é uma visita especial ir a Karnak e ver o Escaravelho Gigante em Granito Rosa, próxima ao Lago Sagrado no Templo de Karnak.
Para saber mais sobre o Egito, não se esqueça de acompanhar o nosso blog, nosso Instagram, nosso Facebook e nosso Twitter.