Dakhla
O oásis de Dakhla é um dos mais importantes do deserto ocidental egípcio e faz parte do Estado de Al Wadi Al Gadid. Suas nascentes e sítios arqueológicos fazem de Dakhla um destino único no mundo.
Durante o Período Faraônico, El-Dakhla foi a capital da região dos oásis. Hoje, mais de 50% das terras do oásis são realmente cultivadas. Isso se deve ao grande número de nascentes de água na região, como Bir Talata e Bir El Gabal, que se tornaram atrações turísticas bastante populares. Os turistas visitam o oásis de Dakhla para aproveitar a atmosfera relaxante e as águas quentes das nascentes.
Aldeia de Mut
A maior e mais importante aldeia da área. A aldeia de Mut foi batizada em homenagem à deusa Mut, esposa de Amon, e fica no ponto mais alto do oásis.
O destaque da área é do SPA da Bir Talata (ou Well Nº 2), localizado a cerca de 2 km de distância de Mut. A água do SPA é rica em ferro e enxofre, que auxiliam o tratamento de diversas doenças.
Aldeia de Al Qasr
Situada a 20 km ao norte de Mut, a aldeia de Al Qasr abriga uma série de monumentos notáveis. A região é medieval e foi fundada por volta do Século XII, sobre os escombros de um assentamento romano.
É possível, por exemplo, encontrar casas islâmicas com portas de acácia decoradas com o nome do proprietário ou o construtor da casa.
No centro de Al Qasr, há o minarete e as ruínas da Mesquita Sheikh Nasr El Din, que remonta aos Séculos XI e XII.
A madrassa (escola) e a casa restaurada de Abu Nafir estão abertas aos visitantes.
Aldeia de Balat
A aldeia de Balat abriga dois importantes sítios arqueológicos no deserto ocidental: a Necrópole de Qila El Dabba e Ain Asil.
Escavados pelo Instituto Francês de Arqueologia Oriental, com a colaboração Ministério das Antiguidades, os sítios da aldeia de Balat têm uma importância inestimável para a história do país.
Os itens encontrados durante as escavações podem ser visitados no Museu Arqueológico de Kharga.
Vila de Bashindi
A vila de Bashindi é uma atração histórica, pitoresca e finamente preservada. Ela fica a 40 km de Mut e foi habitada entre os Séculos XI e XII.
A vila se destaca por suas casas de tijolos de barro coloridos finamente decorados.
No cemitério islâmico da vila de Bashindi, encontramos o impressionante mausoléu do Sheikh Bashindi, que foi construído com uma grande estrutura de tijolos de barro e uma bela cúpula.
Deir El Hagar
O nome de Deir El Hagar significa ‘Mosteiro de Pedra’ e é um dos locais históricos mais importantes do oásis de Dakhla. Localizado ao norte da Aldeia de Mut, o templo foi construído durante o reinado de Nero no século I D.C. e dedicado à Sagrada Trindade Tebana – os deuses Mut, Amon e Khonsu -.
Deir El Hagar sofreu reformas e renovações durante os reinados dos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano, que ampliaram o complexo e acrescentaram relevos finamente esculpidos.
Fonte: Girasol Tours