Vale dos Reis – A máscara Dourada de um Feto
Em 1907, foi encontrada em uma tumba no Vale dos Reis, a máscara dourada de um feto.
Acreditasse que essa máscara dourada de um feto tenha sido produzida para um dos fetos que foram encontradas enterrados no túmulo subterrâneo de Tutancâmon, porém a máscara acabou não sendo utilizada para este fim.
Isso ocorreu porque a máscara acabou tendo as dimensões bem menores do que era necessário para a múmia. Devido a isso, ela foi colocada no corredor da entrada para o túmulo.
A pequena múmia para a qual a máscara de ouro foi feita pertencia provavelmente a uma menina entre sete e nove meses de gestação que morreu no parto. Acreditasse que o feto era descendente de Tutancâmon e de sua esposa Ankhesenamon.
Moldura da Máscara Dourada de um Feto
A máscara possui visivelmente traços infantis e carrega um leve sorriso em sua face. Seu rosto radiante e dourado é moldado pelo cabelo que é formado por linhas paralelas.
Com pupilas bem marcadas de preto, e com as bordas brancas sendo limitada por linhas pretas que é similar ao delineador característico dos antigos egípcios.
Em seu peito a arte simula um colar e delimita a borda da máscara.
Se você, assim como a gente, ama a arte egípcia, não deixe de conferir nossos outros posts sobre o acervo do Museu Egípcio do Cairo.
Confira as peças: