A Grande Represa de Assuão – Assuan
A grande barragem de Assuan ou a Alta represa de Assuan é uma das maiores barragens no mundo. Foi construída totalmente de rochas de granito. A represa tem 3.6 km de comprimento, 40 m. de largura por cima, e um quilômetro por baixo, e atinge 111 m. de altura. Tem aparelhagem hidroelétrica com 8 turbinas que produzem 2.1 milhões kW.
História
Nos anos 50 do século passado o presidente Nasser apelou ao Banco Mundial para fornecer-lhe a finança necessária do projeto, mas infelizmente recebeu rejeitos por parte de uns países ocidentais. Tinha que apelar à União Soviética que forneceu ao país a ajuda financeira e as experiências técnicas. O resultado foi essa estrutura gigantesca. As obras de construção iniciaram-se em 9 de Janeiro de 1960 e continuaram 11 anos, pois foi inaugurada a 15 de Janeiro de 1971 pelo presidente Sadat.
Assuan na realidade, a Grande Barragem de Assuan foi um ponto de partida no diz respeito aos planos do desenvolvimento econômico do país, pois por um lado realizou a segurança hídrica, evitando os riscos de falta de água e sequidade ou até e cheias catastróficas do rio. Além disso, fornece o país com energia eléctrica indispensável para os projetos diferentes de desenvolvimento industrial.
Um lago imenso foi formado por causa da construção da represa conhecido como o Lago de Nasser que se estende 500 Km. (350 Km no Egito e 150 Km no Sudão) e tem entre 10 e 25 Km de largura.
Um dos problemas que confrontou os habitantes locais da região (os Núbios) foi, a influência da elevação de água no lago de Nasser, pois as terras cultivadas da região foram submersas totalmente pelas águas. Consecutivamente o governo egípcio lhes concedeu outras terras construindo novas aldeias e vilas em uma região nova que foi chamada: a Nova Núbia.
Além disso, a subida do nível das águas do Lago de Nasser causou grandes danos aos monumentos antigos da região e quase a maioria dos templos de Núbia foi prejudicada.
Cooperação da UNESCO
Graças à UNESCO que fez um grande projeto ambicioso de salvação cooperando com o governo egípcio para tendo em consciência que esse os monumentos antigos do Egito representam parte do patrimônio mundial humano, reconstruindo uma grande parte daqueles templos em outros locais mais elevados e seguros.